Notícias

Menu

Assinado convênio de cooperação entre Câmaras de Comércio do Brasil e República do Benin
Por Valéria Aguiar
Assinado nesta segunda-feira (25 de julho) Acordo de Cooperação para Comércio e Indústria entre as Câmaras Bilaterais do Brasil e a República do Benin. O objetivo é criar um corredor de negociação entre os dois países, esclarecendo dúvidas, fortalecendo laços e facilitando as atividades empresariais.
De acordo com o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Benin, Cesar Augusto Maia, atualmente as empresas brasileiras já comercializam com as beninenses, principalmente exportando grãos, como arroz, e produtos de diversos setores. Ele lembrou que, recentemente, a Petrobras comprou 50% do bloco de petróleo em Benin, passando agora pelo processo sísmico, que deve durar um ano e meio, para depois avaliar o sistema de perfuração.
Cesar Augusto Maia, que também é cônsul deste país africano, também ressaltou que, na semana passada, uma empresa brasileira assinou convênio para explorar a área de transporte rodoviário no Benin. Para Maia, o acordo assinado nesta segunda-feira vai intensificar ainda mais as relações comerciais. Ele afirmou que, nesse sentido, deve ser realizado até o fim do ano um seminário na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) com a participação de empresários e autoridades dos dois países.
Já para o presidente da Câmara de Comércio e Indústria da República do Benin, Ataou Soufiano, o país tem grande intenção de aumentar o volume de negócios com o Brasil, principalmente aprendendo novas técnicas e expertises nas áreas de comércio, indústria e serviços. "O Benin está crescendo e conta muito com a ajuda brasileira para desenvolver suas atividades. Somos um país emergente que entende a necessidade de se abrir para novos mercados e reconhece no Brasil seu grande parceiro", disse.
Soufiano também destacou que pretende aprender com os brasileiros novas técnicas para desenvolver o turismo, já que o Benin é potencialmente favorável a essa atividade que ainda se encontra muito primitiva no país.
Presente ao encontro, o embaixador do Benin no Brasil, Isidore Monsi, elogiou a relação entre os dois países e afirmou acreditar que a partir do convênio a tendência é de que ela se intensifique ainda mais. Em tom de admiração e descontração, o diplomata disse que pretende agendar uma partida de futebol entre as seleções brasileira e beninense e que acredita na possibilidade de um empate.
A República do Benin fica na África ocidental, tem 112 mil km² e uma população de 9 milhões de habitantes.
Fonte: http://www.acrj.org.br



